Buscando o bem-estar, desde de 2006.

 


inicial    abrapo   depoimentos   colabore  links    fale conosco   

 

 

 

A hemina humana/hematina

 

Atenção!
Para informações da hemina, sob o nome comercial
Panhematim, já disponível à venda no Brasil, entre
em contato com a empresa Recordati Rare Diseases
Comercio de Medicamentos LTDA pelos e-mail:
medinfo.rrdbrasil@recordati.com

 

Desde o dia 16 de agosto de 2019 a ANVISA aprovou o medicamento Panhematin® cuja composição é a Hemina (hematina) em frascos contendo 350 mg de pó liofilizado.

 

Desde 3 de fevereiro de 2021, o medicamento produzido e comercializado pela Recordati Rare Diseases, já se encontra nos estoques nacionais, não sendo mais  necessária a importação direta para o atendimento dos pacientes brasileiros. Leia aqui a boa notícia.

CLIQUE AQUI E LEIA A PUBLICAÇÃO DA RDC 2288 DE 16 DE AGOSTO DE 2019, NA SEÇÃO 1 DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Nº 159 DE 19/08/2019, páginas 27.

 

Para conhecer mais sobre a apresentação, composição, indicações, precauções e modo de uso, consulte a bula do medicamento registrada na Anvisa: LINK PARA A BULA

 

 

O que é
 

A hemina humana é utilizada para corrigir a deficiência de heme no fígado e reprimir a produção de precursores de porfirina, durante uma crise de porfiria aguda (porfiria aguda intermitente, porfiria variegata, coproporfiria hereditária e porfiria alad). O(a) paciente deve receber o medicamento em hospital, por pessoal com conhecimentos específicos. Antes de ser utilizada a hemina, deve estar bem claro que o paciente sofre de uma das porfirias agudas, e que os sintomas são realmente devidos a uma crise, o que pode ser constatado pelo aumento do PBG na urina. Deve ser usada o mais cedo possível, durante a crise, pois quanto mais tarde, menores os benefícios. Também é recomendado o uso profilático para prevenir crises, quando estas ocorrem periodicamente.

Geralmente nota-se uma rápida melhora nos sintomas e níveis de PBG urinário, o que pode acontecer até em um dia. Embora tenha poucos efeitos colaterais, age como um anticoagulante moderado, e portanto o uso simultâneo de anticoagulantes como heparina ou warfarin deve ser evitado. Recomenda-se o uso de um filtro no equipo de infusão, pois o medicamento tem coloração escura dificultando a visualização de eventuais partículas mal dissolvidas durante a reconstituição do pó. Pode produzir tromboflebite superficial, se aplicada em uma veia pequena. É menos provável que isso aconteça, se estiver misturada com albumina humana.

 

 

Para preparo e infusão do Panhematin, vide bula

aqui

 

Protocolo de infusão

do Normosang

aqui

 

 

 

 

Atenção


Panhematin é  indicado para o tratamento

das porfirias agudas:
_Porfiria Aguda Intermitente
_Porfiria Variegata
_Coproporfiria Hereditária
_Porifiria ALAD

 

 

 

 

ATENÇÃO

Antes de ser utilizada a hemina, deve estar bem claro que o paciente sofre de uma das porfirias agudas, e que os sintomas são realmente devidos a uma crise,o que pode ser constatado pelo aumento do PBG na urina.



 

 

> voltar

 

Associação Brasileira de Porfiria

R. ROSA SAPORSKI, 1053 MERCÊS

80810 120 CURITIBA PR

41 99151-5586

 

CNPJ 08.255.295/0001-59

Banco do Brasil

Agência 2920-3

C/C 18136-6

 


 

 Associação Brasileira de Porfiria – ABRAPO. Buscando o bem-estar. Desde 2006.

A ABRAPO pretende  oferecer aos pacientes e profissionais de saúde informações básicas sobre as porfirias. Toda a gestão médica relacionada deve ocorrer sob a supervisão do próprio médico do paciente. | Nossas informações e orientações não substituem a consulta médica, e não nos responsabilizamos por quaisquer diferenças de opinião, erros, ou consequências adversas  ocasionadas  pelo uso das informações publicadas neste site. | Da mesma forma não nos responsabilizamos pelos documentos e trabalhos apresentados, nos quais é expressa a opinião dos autores. | Os links são fornecidos para informação sendo que as  opiniões expressas nesses sites não representam necessariamente nosso ponto de vista.

 

Atualizado em 04 de maio de 2021.