Buscando o bem-estar, desde de 2006.

 


inicial    abrapo   depoimentos   colabore  links   fale conosco   

 

 

   
 

Nutrição nas porfirias cutâneas

 

Nutrição e Porfiria Cutânea Tardia (PCT)
_Carboidratos não têm sido descritos como determinantes na atividade da doença.
_O excesso de ferro deve ser evitado (suplementos) .
_Muito embora seja recomendada baixa ingestão de carnes vermelhas e fígado durante a remissão de crises, a dieta restringindo a ingestão de ferro usualmente não é necessária.

Nutrição e Protoporfiria Eritropoiética (PPE)

_Não há uma dieta especial indicada para a maioria das pessoas com PPE.

_É recomendado equilibrio para evitar o excesso de calorias, com garantia de ingestão adequada de ferro e outros minerais e vitaminas.

_Para tentar prevenir a anemia, os pacientes podem ser encorajados a comer alimentos que contenham ferro, como carne vermelha, espinafre, batata cozida com a pele, feijão vermelho, passas, etc. No entanto, suplementos não devem ser tomados, a menos que índices baixos sejam constatados.

_Não é recomendável uma elevada ingestão de alimentos contendo carotenoides, para aumentar os níveis destes no sangue e na pele.

_A ingestão de carboidratos não é descrita como determinante na atividade da doença, mas pode haver recomendação quando o fígado estiver contribuindo para o excesso de protoporfirina e acarretando danos ao mesmo.

 

Nutrição e Porfiria Eritropoética Congênita (PEC)

_Não há nenhuma dieta especial, indicada ou recomendada para pessoas com Porfiria Eritropoética Congênita (PEC).


Nutrição e Porfiria Hepatoeritropoética (PHE)

A mesma coisa pode ser dita da Porfiria Hepatoeritropoética (PHE).

Este tipo muito raro de porfiria, também devido a uma deficiência de uroporfirinogênio descarboxilase (como a PCT), tem manifestações que se assemelham às da PEC.

 

 

Saiba mais em:

Cuidados.

Porfirias.

Porfirias cutâneas.

Porfirias agudas.

 

 

 

Vida Social (viagens, passeios)

A vida social pode e deve ser mantida, de acordo com as possibilidades individuais, “sem excessos” e alguns cuidados, conforme cada  tipo de porfiria. O que sempre deve ser evitado são os excessos!

 

 

 

Alguns alimentos que contém ferro. Carnes vermelhas, especialmente os miúdos, aves, peixes, ostras e mariscos, vegetais com folhas verde escuro, grãos, açúcar mascavo, mel, melado, rapadura e outras (as frutas cítricas fixam o ferro).

 

 


Alguns alimentos que
contém carotenóides (grupo de pigmentos que dão as cores vermelha, verde, laranja e amarela aos alimentos).

 

 

 

 

Protoporfiria

Eritropoética (PPE).

Você deve ver seu médico regularmente, ao menos uma vez por ano para fazer os testes sanguíneos para checar se seu fígado está sendo afetado pelas protoporfirinas, Apesar de ser uma rara complicação da EPP, é importante que se detecte quaisquer alterações no fígado o mais precocemente possível.

 

 


 

 

 

Associação Brasileira de Porfiria

R. ROSA SAPORSKI, 1053 MERCÊS

80810 120 CURITIBA PR

41 99151-5586

 

CNPJ 08.255.295/0001-59

Banco do Brasil

Agência 2920-3

C/C 18136-6

 


 

 Associação Brasileira de Porfiria – ABRAPO. Buscando o bem-estar. Desde 2006.

A ABRAPO pretende  oferecer aos pacientes e profissionais de saúde informações básicas sobre as porfirias. Toda a gestão médica relacionada deve ocorrer sob a supervisão do próprio médico do paciente. | Nossas informações e orientações não substituem a consulta médica, e não nos responsabilizamos por quaisquer diferenças de opinião, erros, ou consequências adversas  ocasionadas  pelo uso das informações publicadas neste site. | Da mesma forma não nos responsabilizamos pelos documentos e trabalhos apresentados, nos quais é expressa a opinião dos autores. | Os links são fornecidos para informação sendo que as  opiniões expressas nesses sites não representam necessariamente nosso ponto de vista.

 

Atualizado em 27 de dezembro de 2016.